Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 22 Nov, 2017

Scroll to top

Top

0

SpendingPulse®, novo índice do varejo brasileiro da MasterCard - PDV News

SpendingPulse®, novo índice do varejo brasileiro da MasterCard

SpendingPulse® analisa o desempenho macroeconômico do varejo no Brasil, além de setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos, vestuário e material de construção.

Preciso, o SpendingPulse® se diferencia de relatórios similares por disponibilizar dados antes dos índices já existentes.

A MasterCard Advisors, divisão da MasterCard (NYSE: MA), lançou dia 26/02, no Brasil, o SpendingPulse®, índice que fornece análise macroeconômica do desempenho do varejo e do consumo no País. O relatório utiliza informações de dados anônimos transacionais para oferecer insights sobre tendências de consumo e ajudar varejistas, investidores, emissores de cartões, bancos e agências do governo no processo de tomada de decisão.

Já disponível para assinantes nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, o SpendingPulse® antecipa outros índices de varejo disponíveis no mercado e é hoje uma das fontes de informação sobre o comportamento do varejo mais citada nas principais publicações internacionais.

Como sétima maior economia do mundo e a maior da América Latina, o Brasil é um dos países mais atraentes para expansão do varejo mundial devido ao crescimento da classe média e às altas taxas de consumo. De acordo com o IBGE, o consumo privado das famílias brasileiras representa aproximadamente 60% da economia do País. “O SpendingPulse já é um produto consolidado em mercados maduros e fonte de consulta para governos, estabelecimentos comerciais, investidores e emissores. O Brasil é o primeiro mercado emergente do mundo a lançar o índice, que certamente ajudará nossos clientes a melhor aproveitar as oportunidades apresentadas pelo varejo nacional”, declara Gilberto Caldart, Presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul.

No Brasil, o SpendingPulse® fornece uma visão dos gastos dos consumidores a partir da análise dos dados de transações processadas pela rede da MasterCard Brasil, que reúne 1,7 milhão de empresas em todo o País. O relatório brasileiro também oferece análises sobre os setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos, vestuário e material de construção, bem como um índice global do varejo.

O primeiro SpendingPulse® do ano mostrou um crescimento de 7,7% nas vendas do varejo brasileiro durante o mês de janeiro, se comparado com o mesmo período do ano passado. As análises do relatório levam a crer que este crescimento foi impulsionado principalmente pelo bom desempenho da taxa de desemprego, que atingiu 4,6% em dezembro (IBGE). O desemprego no Brasil bateu recorde e atingiu seu nível mais baixo desde 2002, primeiro ano medição do IBGE. Este cenário, combinado ao recebimento do 13º salário, impulsionou o consumo em janeiro de 2013.

“O SpendingPulse® acrescentará muito valor às empresas, garantindo índices quase em tempo real que as ajudarão a enxergar o movimento do varejo com maior rapidez e eficiência. Entendemos a importância de oferecer conhecimento preciso, de forma rápida, que possa contribuir para que as companhias aumentem o retorno sobre seus investimentos”, explica Sarah Quinlan, vice-presidente global de informações de mercado da MasterCard Advisors.

Metodologia SpendingPulse® Brasil
A MasterCard analisa as transações processadas pela rede de pagamentos da MasterCard Brasil e utiliza modelos estatísticos que levam em conta as tendências de outros métodos de pagamento para produzir relatórios precisos e eficientes. O SpendingPulse® Brasil é baseado em uma amostra de dados robusta que reúne mais de 1,7 milhões de empresas credenciadas pela MasterCard em todo o País.

Sobre o SpendingPulse®
Criado em 2006 pela MasterCard Advisors, o SpendingPulse® é um índicador que analisa de forma macroeconômica o consumo e o desempenho do varejo. O SpendingPulse® é elaborado a partir da análise das transações realizadas na rede MasterCard Brasil e utiliza modelos estatísticos que possibilitam considerar o comportamento dos demais meios de pagamentos, resultando em relatórios precisos e eficientes. O conteúdo do SpendingPulse® inclui previsões estimadas de tendências de consumo que não contém, refletem ou se relacionam com o desempenho real operacional ou financeiro da MasterCard, ou de qualquer emissor de cartão.

Comentar