Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 29 Sep, 2020

Scroll to top

Top

0

Shopping Metrô Tatuapé recebe exposição interativa "Sua Mata, Sua Casa" - PDV News






O Shopping Metrô Tatuapé engajado em ações de responsabilidade social recebe de 5 a 29 de maio, a exposição interativa do projeto “Sua Mata, Sua Casa”, da ONG SOS Mata Atlântica. O objetivo é orientar, de forma educacional, seus visitantes e, levar conhecimento sobre a importância da conservação da Mata Atlântica no dia-a-dia de cada um. De forma lúdica, divertida e curiosa, durante 20 dias, os visitantes podem conferir um cenário interativo e tecnológico, composto por televisores, mesa multi-touch e IPADs com informações e orientações sobre a relação do homem com o meio ambiente. Inspirada na ideia de que a Mata Atlântica é a nossa casa, a exposição reforça que as pessoas vivem em meio à Mata mesmo nas áreas urbanas e que a relação do homem com o bioma é mais direta do que ele imagina. 


Para caracterizar os ambientes de uma casa, a exposição retrata os cômodos e chama a atenção do visitante mostrando como cada um pode contribuir mais e melhor para o meio ambiente. A cozinha mostra a riqueza e variedade de frutas e alimentos nativos. 


Os artesanatos revelam a diversidade cultural dos povos da Mata Atlântica e o espaço “Livro de Receitas” traz o segredo do sucesso de uma série de iniciativas. O quintal da casa é composto por mobiliário de materiais alternativos, onde acontecem as apresentações, podendo ser usado também como espaço de leitura e descanso.


Ele é conectado à biblioteca, que tem publicações para consulta. Os visitantes também podem se cadastrar na rede social “Conexão Mata Atlântica” e receberão uma foto digital na Mata Atlântica. A mostra conta ainda com o Túnel da Mata, um espaço fechado e interativo, em que os visitantes podem explorar e descobrir animais emblemáticos do bioma. 


Esse espaço possui um quiz em Ipads e um mapa com touch-screen, onde o visitante pode navegar pelos remanescentes da Mata Atlântica. As pessoas poderão também registrar suas críticas e ambições relacionados ao meio ambiente por meio de depoimentos que serão colocados na ‘Árvore dos desejos’, feita com garrafas PET e embalagens Tetrapack por artistas da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), também responsável pelas artes feitas com lixo que permeiam toda a exposição. 


O projeto terá um bike repórter, profissional que percorrerá as cidades que receberam a exposição, com o objetivo de coletar dados e informações da região e divulgar a iniciativa para a população. A bicicleta utilizada por ele estará exposta, assim como os resultados das entrevistas geradas. Os dados coletados pelo bike repórter com as demandas e manifestações das cidades vão compor o dossiê do projeto, que será entregue em Brasília e na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a ser realizada no próximo ano, no Rio de Janeiro. 


O evento acontece exatamente 20 anos após a Rio-92, o maior acontecimento da década de 1990 ligado à conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente. Esses dois eventos terão seus espaços na casa para mostrar o encontro do passado e futuro. O projeto cenográfico foi criado pela designer Karina Castardelli, da Sapiens Design Consciente, Felipe Vila e Guilherme Nicoletti do VIA6B Estúdio de Arquietetura e Design, com textos de Fernando Esselin e montagem de Pigari Cenografia, além de toda a supervisão e conteúdos da Fundação SOS Mata Atlântica.

Comentar