Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 01 Oct, 2020

Scroll to top

Top

0

Qual a diferença entre Mídia Exterior e Outdoor? - PDV News


Já passei algumas dicas para ajudar a fazer a criação e layout para peças de Mídia Exterior, mas sempre fica uma dúvida: tudo que vemos “por ai” é mídia exterior? E, como a nossa área está cheia de gente que adora falar termos em inglês, ouço também: “Ah, vamos chamar tudo de Outdoor, certo?” = ERRADO!
Em primeiro lugar quero deixar claro que no Brasil temos denominações diferentes para as diversas peças de Mídia Exterior existentes. Nem tudo que está pelas ruas é outdoor! Este termo é utilizado em países de língua inglesa, já ele quer dizer “que está fora”, traduzido para o português temos o nosso termo Mídia Exterior. 
Portanto: OUTDOOR (termo utilizado fora do Brasil) = MÍDIA EXTERIOR (termo utilizado NO BRASIL).
E o que não está “voltado” para a rua (propaganda em estacionamento de shoppings, voltados para dentro), ou o que não está no “exterior” (está dentro do metro, supermercado, etc) não é Mídia Exterior – em muitos lugares se adota o termo Mídia Extensiva, para estas outras.
A partir desse ponto começo explicar quais são os tipos de peças mídia exterior e suas denominações aqui no Brasil:
OUTDOOR – unicamente os quadros/placas de 9 x 3 metros, instalados nas principais ruas e avenidas das cidades. Estes podem receber cartazes compostos por diversas folhas que montarão o cartaz total ou lonas.

Campanha que utiliza duas placas de OUTDOOR

PAINEL – são dos mais diversos tamanhos, verticais ou horizontais, sendo que podemos encontrá-los nas cidades ou rodovias. Como regra, tudo que não é Outdoor (com a medida padrão desse) é um painel.

Painel com recurso especial de soltar fumaça

TRIEDRO – são painéis, com as mesmas características já descritas, só que estes mudam suas faces para mostrar mais de uma propaganda (três) no mesmo período de veiculação.

Vemos aqui os triedros em movimento

TOPO DE PRÉDIO – são painéis colocados no alto dos prédios.

Topo de Prédio é sempre muito grande

EMPENA – painéis de tamanho grande, que são instalados (e que se aproveitam) da lateral de um prédio. Geralmente são verticais, para aproveitar o suporte (parede).

Empena tripla para formar uma única campanha

MÍDIAS EM ÔNIBUS – Na traseira do ônibus temos o backbus (traseira total) e busdoor (só a parte do vidro traseiro. Temos ainda a “lateral” e o “envelopamento” (com vinil adesivo) do ônibus. Deixando claro que somente as mídias oferecidas fora do ônibus são consideradas ME, não as internas.

O Backbus ocupa toda a traseira do ônibus

MÍDIAS EM TAXI – existe a propaganda no vidro traseiro e também o luminoso no topo do carro. Pode, ainda, ser feito o “envelopamento” total ou parcial do veículo.

O tamanho do Luminoso pode variar

MOBILIÁRIO URBANO – Peças instaladas em áreas públicas (áreas da Prefeitura), sendo que dentro dessa categoria temos vários tipos: abrigo de ônibus, totens em calçadas, relógios, placas de rua, protetores de árvore, lixeiras, etc. Seguem abaixo somente alguns exemplos:

Totem em calçada

Abrigo de Ônibus

Relógio de rua

Evidente que a existência ou não destes tipos de Mídia Exterior em sua cidade ou região variam de acordo com a legislação de cada município, que regulamenta esse assunto.
Fonte: Tudibão

Comentar