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PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 14 Dec, 2018

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PROMOVIEW LANÇA NO MERCADO O PRIMEIRO ANUÁRIO BRASILEIRO DE MARKETING PROMOCIONAL - PDV News

Movimento inédito reúne agências especializadas de todo o Brasil
Com apoio da Ampro – Associação de Marketing Promocional, curadoria de Tony Coelho, diretor regional da Ampro Rio, e prefácio de José Victor Oliva, presidente do Conselho da Holding Clube, Promoview lança no mercado o primeiro Anuário Brasileiro de Marketing Promocional com a participação de 80 empresas de todas as regiões do País.
Curitiba, Maio de 2012 – Alicerçadas no vertiginoso crescimento pelo qual atravessa o setor de marketing promocional, empresas e profissionais especializados em ações promocionais, no ponto de venda e na realização de eventos corporativos e promocionais uniram-se para publicação do Anuário Brasileiro de Marketing Promocional.
A publicação é uma realização conjunta das principais agências de marketing promocional do mercado brasileiro, sob a coordenação do Promoview, site pioneiro na atualização diária das notícias sobre as atividades dos criadores e produtores de ações promocionais e eventos, há cinco anos no ar e com mais de dois milhões de acessos, com a chancela da Ampro – Associação de Marketing Promocional.
O mercado de marketing promocional está em crescimento constante a cada ano que passa e, em função disso, é fundamental uma publicação que atenda a essa demanda, propiciando aos contratantes destes serviços em todo o País, um estudo completo sobre esta disciplina tão utilizada para ativação de marcas, produtos e serviços.
Entidades que acompanham esse mercado atestam o crescimento. Segundo Kito Mansano, presidente da Ampro (Associação de Marketing Promocional), o setor experimenta um crescimento na faixa de 17% ao ano e, em 2012, os investimentos em ações no ponto de venda, eventos corporativos e promocionais e promoções com utilização da mídia tradicional, internet e redes sociais deverão ultrapassar a casa dos 40 bilhões de reais. 

Histórico de Faturamento do Setor nos últimos anos
2003 – 9,9 bilhões de reais;
2004 – 15 bilhões de reais, com aumento de 51%;
2005 – 17 bilhões de reais, com aumento de 13,3%;
2006 – 20 bilhões de reais, com aumento de 17,6%;
2007 – 23 bilhões de reais, com aumento de 15%;
2008 – 27 bilhões de reais, com aumento de 17,4%;
2009 – 29 bilhões de reais, com aumento de 7,5%;
2010 – 33,3 bilhões de reais, com aumento de 14,8%;
2011 – 39,6 bilhões de reais, com aumento de 18,9% em relação ao ano anterior.

Divisão do Faturamento nas Agências Brasileiras
– 3%  são investidos em planejamento para participação em concorrências ou apresentação de projetos;
- 3%  em criação para participação em concorrências ou apresentação de projetos;
- 12%  nas  despesas com mídia e divulgação para execução das ações promocionais e eventos aprovadas;
- 21%  são despesas com produção para execução das ações aprovadas (recursos materiais e humanos);
- 20% são fixos para manutenção das estruturas promo (exceto despesa com pessoal);
- 13%  despesas com pessoal (salários e encargos) para o bom funcionamento da rotina das estruturas promo (excluindo criação);
- 25%  são obrigações tributárias ( impostos em cascata);- 3%  são a margem de lucro. 

O Anuário
Anuário Brasileiro de Marketing Promocional busca contemplar e  reconhecer todos os agentes envolvidos na criação e produção de ações promocionais e eventos corporativos, com destaque para agências, executivos, diretores, produtores e criativos que atuam profissionalmente neste setor.
O conteúdo apresentado é ilustrado com imagens que retratam as mais diferentes situações do mercado promocional, além de números atualizados e análises técnicas de especialistas mostrando a importância deste trabalho para ativação de marca.
A publicação terá uma tiragem inicial de dez mil unidades e será distribuída para imprensa e para as áreas de compras; marketing e trade marketing das principais empresas contratantes de serviços promocionais; bibliotecas das universidades brasileiras; além de versões digitais em todas as plataformas.
O formato de participação, inédito, fará a convergência do conteúdo impresso com o que será publicado nos sites e blogs dasagências promocionais participantes do Anuário, ao longo do ano, por meio de QR codes inseridos em cada uma das páginas.
“Considerando-se o composto promocional de marketing, áreas como promoções e relações públicas apropriam-se cada vez mais de suas funções e passam a ser valorizadas pelos clientes tanto, ou mais, do que as práticas de publicidade conhecidas e desenvolvidas há décadas”, informa Júlio Feijó Neto, editor do Anuário.
“Agências de marketing promocional têm uma demanda cada vez maior para atuarem de forma multidisciplinar, ativando as marcas de forma a atingirem com precisão as experiências desejadas por uma legião de consumidores e, esta publicação impressa, vem para auxiliar e desmitificar esta atividade no Brasil” finaliza Feijó.

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