Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 22 Nov, 2017

Scroll to top

Top

0

Promoção, Liquidação ou Desorganização? - PDV News

Promoção, Liquidação ou Desorganização?

Quem nunca entrou numa loja e deu de cara com uma ilha cheia de produtos bagunçados? Pois é esse tipo de Ação Promocional costuma dar muito resultado e mostra ao consumidor que o produto está sendo liquidado, embora exista um erro gravíssimo neste tipo de conduta, a desvalorização das marcas.

Quando falamos em alimentos logo sabemos que aquilo está sendo feito na grande maioria das vezes pelo prazo de validade, o famoso FIFO (termo usado no varejo para determinar a quantidade de produtos que tem seu prazo de validade vencido antes de vender) mas já pensaram naquela pilha de DVD’s que encontramos toda bagunçada por exemplo dentro da grande maioria das lojas Americanas, aquelas marcas ficam na cabeça do consumidor as vezes pelo resto da vida, eu mesmo já presenciei um garoto dentro de uma loja de discos dizendo pra um colega “esse DVD custava menos da metade na banquinha da Americanas, deve ser um lixo”

As empresa devem se preocupar com esse tipo de conduta? O gerenciamento de uma Categoria ou Marca deve fazer um manual com boas normas de exposição? Na minha opinião sim, afinal o que vale na maioria das empresas não é o produto e sim a marca não é? Na imagem acima podemos ver os iogurtes jogados de qualquer maneira, pois estão em liquidação para não comprometerem o prazo de validade, mas se tivesse organizado e com um material de PDV indicando a liquidação não teria um maior número de vendas?

Por: Renato Santhinon, publicitário especialista em Trade Marketing e Merchandising com foco na criação de materiais para Pontos de Venda. (renato@pdvnews.com.br)

Comentar