Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 05 Dec, 2020

Scroll to top

Top

0

Presidente da JAC explica como os carros chineses são tão baratos - PDV News






A JAC Motors é a ponta mais visível da recente invasão das montadoras chinesas no Brasil. Entre as empresas que não possuem fábrica no país, a JAC ainda aparece apenas em quinto no ranking de vendas de 2011.


Mas nenhuma outra montadora chinesa adotou uma estratégia de marketing tão agressiva para se tornar conhecida do público – o que incluiu a contratação do caro Faustão como garoto-propaganda. Os preços praticados pela JAC são outra coisa que tem chamado a atenção. No mercado, já se fala inclusive de um “fenômeno JAC”, no qual montadoras que concorrem com o recém-lançado J3 teriam baixado o preço de seus carros e adicionado ao pacote de série, itens outrora opcionais para não perder espaço. Até o momento, a JAC vende apenas o J3 e J3 Turin no país. 


O próximo lançamento será da minivan J6. Outros modelos esperados para os próximos trimestres são o sedã J5 e o compacto J2. 


O empresário Sérgio Habib, conta: “O JAC J3 é um carro com preço competitivo, mas que não é tão baixo assim. O que acontece é que tudo aqui é caro, os carros inclusive. Mas não são só eles: os imóveis são caros, os restaurantes são caros. O que faz a diferença é que a China tem custos de logística inferiores aos nossos. Para se construir um galpão industrial, se gasta menos da metade do que na construção de um galpão similar no Brasil. Lá, o preço do aço é 60% do valor brasileiro. E com carro não é diferente: é mais barato fabricar carro na China que aqui. Mesmo com a alíquota de importação e o frete, é possível chegar ao Brasil com preços competitivos.”


Fonte: Exame.com

Tags

Comentar