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PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 22 Aug, 2019

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Pesquisa revela o melhor da promo no Dia das Mães - PDV News

Pesquisa revela o melhor da promo no Dia das Mães

 Com a proximidade do Dia das Mães, a equipe da Omelete Inteligência foi a campo para entender como potencializar promoções no estilo sorteio para que marcas pudessem aproveitar o incremento comum de vendas nas semanas que antecedem a data para vender mais, e melhor.

Fato curioso para profissionais que não atuam com trade ou marketing, mas bastante relevante aos profissionais do setor, é entender que momentos de alta sazonalidade de vendas demanda promoções relevantes. Ora, se sabemos que muitos consumidores sairão às compras, como fazer para que eles comprem a minha marca ou no meu estabelecimento, e não nos concorrentes?

A verdade é que com produtos cada vez mais parecidos, ferramentas promocionais acabaram se tornando um bom fator de desempate. Vamos entender os shoppings, por exemplo: normalmente com lojas parecidas, muitas vezes um próximo do outro e com as mesmas comodidades. Assim sendo, por que comprar o presente da sua mãe em um ou em outro? Certamente a mecânica e a premiação da promoção de um ou outro acaba interferindo nesta decisão.

Quando fomos às ruas para entender destes consumidores qual o estilo de sorteio ideal para os levar a um ou outro shopping ou ponto de venda, descobrimos alguns pontos novos, mas também fortificamos muitas informações que já sabíamos.

O primeiro ponto a ser ressaltado foi o estilo de prêmio a ser oferecido para estas mães. Para 48% dos entrevistados, os bom brinde para suas compras seria algo que ela precisasse de verdade, e para 30%, algo que ela sempre desejou, podendo assim o brinde se tornar também um presente para ela. Guardar o brinde para si foi opção de apenas 22% dos entrevistados.

Quando entramos mais a fundo na questão, oferecendo algumas opções de prêmios / brindes para estas mães, 56% dos entrevistados escolhem como um dia de SPA para elas, enquanto 12% sugerem descontos para elas em próximas compras, e 10% pequenos mimos como caixas de bombons ou objetos de decoração. Notamos aqui que o intangível, muitas vezes inusitado para estas mães, ganham força e relevância para estes filhos.

Se falamos em brindes, 86% sugerem que as marcas ofereçam objetos realmente úteis para suas mães. Apenas uma pequeno minoria (e bota pequena nisso) se satisfaz com itens inúteis, mas colecionáveis ou assinados por artistas com nome.

Porém, se o assunto são grandes prêmios, o cenário muda um pouco de figura, com 48% dos entrevistados optando por viagens, 37% por carros, e apenas 10% por dinheiro. Ou seja, contrariando o que naturalmente escutamos do consumidor, dinheiros passa a ter menos relevância perto aos itens de desejo não conquistados dia a dia.

Com estas informações, entendemos que atuar com sorteios de prêmios continua sendo interessante para as marcas e estabelecimentos comerciais, sejam shoppings, lojas de rua ou empresas que oferecem serviços aos consumidores. Porém, devemos atuar de forma estratégica, entendendo o que procura o shopper. Afinal, promoção não é tudo igual.

João Riva é Diretor-Sócio da Omelete Inteligência (empresa voltada a estratégia, pesquisa e posicionamento de marca) e palestrante do setor de Trade, Marketing e Vendas.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero e Pós-Graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM, leciona cursos de MBA e Pós-Graduação na FIA – Fundação Internacional de Administração, além de MBA na B.I. Internacional e Pós-Gradução na FAAP. É também um dos autores dos livros “Marketing Promocional – Um Olhar Descomplicado” e “Trade Marketing – Pontos de Vista Expandidos”.