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PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 27 Jun, 2017

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Parabéns Mulheres - Consumidoras 3.0 - PDV News

Parabéns Mulheres – Consumidoras 3.0

Há tempos o mundo vem dando mais valor a quem tanto luta pela vida, pelos ideais, pelos filhos enfim pelo todo.

As mulheres durante anos foram reprimidas, debochadas, e desqualificadas, hoje fazem parte da estratégia principal de muitos segmentos, nichos inteiros de mercado sobrevivem em função do mundo feminino. Imaginem o setor de cosméticos sobrevivendo em função dos homens, seria um desastre, por mais que digam que os homens estão ficando vaidosos eles não representam nem 10% do consumo deste mercado.

O modo com que o varejo passou a se comportar é algo que deve se prestar atenção, mulheres consomem acima do PIB de China e India juntos, números incríveis não acham? Elas sabem o que querem, experimentam, perguntam e fazem compras com muito mais consciência do que o homem, quando se trata de adquirir produtos de médio e grande valor agregado, um exemplo disso e algo bem curioso é que a mulher pesquisa e faz Teste Drive em número bem superior aos homens afirma a Anfavea (Associação Nacional de Fabricante de Veículos), a mulher sabe o que quer compra, planeja, poupa e compra, e faz isso com muito mais eficiência que o homem.

A paleta de cores

Quem nunca entrou numa loja de cosméticos? Bom para a grande maioria dos homens é um desespero, mas saiba, para as mulheres é quase a Disneyland, é puro êxtase, Lojas especializadas com as Redes Sumirê ou Ikesaki por exemplo são verdadeiros Shopping Centers praticamente exclusivos para as mulheres, lá elas aprendem qual o melhor shampoo, aprender a se maquiar, a pintar as unhas, enfim elas aprendem a ficar mais bonitas pra nós homens. Durante nossas pesquisas no campo descobrimos que as mulheres aumentam sua curiosidade por prateleiras onde as marcas se preocupam em fazer paletas de cores com seus produtos ou embalagens, um exemplo simples é o aumento de 300% no consumo de maquiagem após a organização dos displays expositores, praticamente toda mulher para em frente a um deles e usa a palma da mão para montar suas composições, tanto de maquiagens como de batons.

A mulher gosta de Quimica

Bom não é bem assim, mas quando se trata de produtos para tratamento dos cabelos, ainda existe um Taboo com relação as inovadoras linhas Eco, as mulheres ainda possuem um certo preconceito em relação a essa novidade, ainda resistem e optam pelos produtos convencionais, portanto neste ponto são mais conservadoras. Empresas como a Amend Cosméticos criaram linhas como a Eco Therapy com alta tecnologia, investiram pesado em pesquisa, foram a fundo no DNA das plantas e criaram produtos incríveis explica Kellen Cristine Frutuoso, Gerente de Trade Marketing da Amend Cosméticos, mas mesmo com tanta qualidade elas ainda são conservadoras e fiéis as linhas convencionais, por isso a Amend é uma das empresas que mais investem em tecnologia para a criação e evolução constante dos seus produtos. Linhas inteiras de reconstrutores capilares revertem desastres ocorridos nos cabelos num curto prazo de tempo, o que antes era cortar o cabelo “Joãzinho”, hoje tem solução na grande maioria das vezes.

Mulher goste de Ouro

Para responder essa pergunta, percorremos desde os Hippies na saudosa Praça da Republica, Ladeira Porto Geral, Lojas de Bijuterias, até grandes grifes como Vivara e H.Stern. O método de exposição no PDV é muito similar, apesar do contraste, e apesar da distância entre preço, design e qualidade dos produtos, pude identificar uma grande particularidade “as mulheres adoram o dourado” e se eu fosse dar uma consultoria de Marketing para os hippies ambulantes da Praça da Republica iria dizer pra aumentarem o dourado em seus produtos, pois afinal é muito mais caro comprar um brinco na Praça da Republica que na ladeira Porto Geral ou na PinkBiju, mas vale lembrar que os Hippies fazem um produto artesanal e exlusivo, super descolado que eu particularmente acho que na maioria das vezes são obras de arte. Já o modo de consumo na Ladeira Porto Geral tem suas particularidades, uma é a Grande Procura por matéria Prima para a revenda de Bijuterias acabadas, maneira muito legal que muitas mulheres encontraram de ganhar uma grana e muitas vezes até de sobrevivência “Aqui compramos como as mulheres que compram chocolate pra fazer Ovos para Venda informal durante o período da Pascoa, mas com uma particularidade, compramos o ano todo” explica uma cliente cheia de sacolas saindo de uma grande loja na Ladeira Porto Geral e descendo pra Rua 25 de Março onde vai comprar tecido pra fazer laços e enfeites, como ela mesmo disse, com esse trabalho ela sustenta suas vontades e sempre tem dinheiro no bolso, nunca depende da rendo do marido.

Vá até uma loja de bijuterias em qualquer Shopping num sábado à tarde e veja o frenesi que é a compulsão pelo consumo, fácil de explicar, um brinco pode custar somente R$0,99, neste segmento também pudemos observar a preferência pelo Dourado “As mulheres amam Ouro e os Folheados”, chega a ser perto de 80% explica uma gerente de uma grande Franquia de Bijuterias.

As Redes Sociais

As redes sociais viraram febre entre as mulheres, elas passam horas nas Redes buscando novidades, Auto Ajuda, enfim tentam fugir da solidão que muitas vezes é fato em seu dia a dia. Não é difícil você entrar no perfil de uma mulher acima dos 40 anos e ver uma timeline cheia de quadros com frases emotivas onde muitas vezes mostra o que está engasgado em vossas gargantas. Elas se preocupam mais com o passado, passam horas buscando amigos, parentes e até ex-affairs que marcaram fazes boas de suas vidas,são cuidadosas. Muitas vezes vejo no perfil de amigas, fotos de infância ou juventude escaneadas com a marcação de diversos amigos e amigas, é pura nostalgia que faz bem pro nosso coração e nossa alma.

A busca por Status

O mercado passou a se preocupar mais com o público feminino, a indústria de Automóveis possui linhas inteiras de carros que agradam as mulheres e isso significa que elas sabem o que querem, certa vez eu cheguei em um cliente da minha agência com um carro novinho que acabara de comprar (um Kia Soul) e o Presidente desta empresa brincou comigo se eu tinha ido a reunião com o carro da minha esposa, à partir daquele dia comecei a reparar mais nisso e ele tinha razão, pois não tem uma mulher que não adora esse carro, veja por exemplo um Honda Fit, ele é adorado pelas mulheres.

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Pulseira Life da Vivara e seus Berloques

Bom vamos falar um pouco da joia do momento, ou seria bijuteria do momento?, na minha Opinião é uma grande sacada da Vivara e comparo a Obras de puro design que podemos comprar e colecionar. Muitas mulheres que conheço possuem mais de uma e ficam loucas quando a amiga comprou um Berloque (pingente) novo, algumas mulheres são doentes pelo assunto, ficam em frenesi quando aparece algo novo. E olha, não é barato como parece, um Berloque pode custar entre 80,00 e 1200,00 reais, e se pensarmos que muitas mulheres possuem mais de 10 Berloques em uma única pulseira isso quer dizer que dependendo de como ela é personalizada pode custar facilmente mais de 10mil reais. Existem blogs e fanpages inteiros falando sobre o produto e ainda deve ser só o começo.

Nessa onda de Status Feminino a Band colocou no ar o programa Mulheres Ricas, uma espécie de BBB com o Glamour do Amauri Jr, é na verdade um reality cheio de intrigas e fofocas bobas que fazem as telespectadoras rirem muito, mas tenho quase certeza que muitas mulheres ficam com seus olhos brilhando durante o programa.

No futuro elas vão dominar o mundo

Embora não tenha publicado a matéria que planejamos, muito virá por ai, estamos investindo pesado em pesquisa sobre o comportamento feminino e daqui pra frente quinzenalmente teremos matérias feitas especialmente para elas. O Brasil já é comandado por uma (Dilma Roussef), a Petrobras (Maria das Graças Foster), elas andam dominando o mundo também das empresas de Tecnologia, Ursula Burns (Xerox), Virginia Rometty (IBM), Sheryl Sandberg (Facebook), Marissa Mayer (Yahoo), Thereza Cristina Cano (Grupo HSD), uma das melhores vendedoras que já conheci na minha vida e não podia deixar de falar na geniazinha brasileira Bel Pesce (Microsoft/Google) que hoje está a frente de vários projetos de startup e tem um futuro mais do que promissor, além de muitas mulheres de sucesso no mundo todo, mas, de momento, deixamos o perfil destas sete super-mulheres que conseguiram atingir o topo, esperamos que consigam inspirar outras espalhadas pelo mundo.

Não poderia deixar  nesta matéria, minha admiração pela minha mãe, que dedicou grande parte de sua vida a minha educação e dos meus irmão e claro minha esposa que me deu uma família, enfim amo vocês.

Parabéns Mulheres pelo seu dia!

Por: Renato Santhinon, publicitário especialista em Trade Marketing e Merchandising com foco na criação de materiais para Pontos de Venda. (renato@pdvnews.com.br)

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