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PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 27 Jun, 2017

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Os 10P's do Trade Marketing - PDV News

Os 10P’s do Trade Marketing

O Trade Marketing é um dos departamentos mais dinâmicos do Varejo, ele é um termômetro constante da cadeia entre a industria e o varejo e é responsável pela boa execução e visibilidade no Ponto de Venda, abaixo cito de maneira simplificada os 10P’s do Trade Marketing.

PRODUTO: Variedades, tamanhos de embalagem, Pack’s, etc

PREÇO: Varia conforme a ação ou disposição oferecida.

PRAÇA: O local de venda é impacta o valor final do produto por diversos motivos, frete, impostos e até mesmo margem do canal de venda.

PRAZO: Quando falamos em prazos para o Trade Marketing, temos diversas questões que se preocupar, no varejo produtos perecíveis brigam na logística e no FiFO de gôndola.

PLANOGRAMA: Um grande paradigma, o planograma geralmente é nacionalizado, ou seja único para o País todo, no meu ver um grande erro já que o Planograma deve ser feito de maneira mais inteligente, sendo executado por canal, por geolocalização e por linha de combate, este último levando em conta possíveis ações no PDV dos seus concorrentes.

PLANEJAMENTO: Todos acham que esse item é comoditie portanto obrigação, mas geralmente o Planejamento do Trade Marketing deve ser efetuado junto com o do Marketing mas com uma Matriz muito mais abrangente dos desafios de execução e positivação do dia a dia no Ponto de Venda.

PROMOÇÃO: As Promoções devem ter matrizes poderosas para enfrentar as adversidades do dia a dia, nunca podemos deixar brechas para problemas com as execuções no PDV.

PRODUTOS PROMOCIONAIS (MATERIAIS DE MERCHANDISING): Digo Produtos Promocionais para abranger tanto os Materiais de Merchandising como os Brindes, sem eles não temos Execução, não temos a Experiência de compra no Ponto de Venda, em toda a cadeia são os atributos de maior visibilidade para o Shopper.

PROMOTORES: Promotores, Repositores, ou muitas vezes exercendo a mesma função, são a extensão da empresa no Ponto de Venda, uma equipe bem treinada (intelectualmente e psicologicamente) são certezas de sucesso no varejo, os promotores são no meu ponto de vista os dedos de um guitarrista na cadeia do Trade.

PONTO DE VENDA: O termo é tão abrangente que podemos considerar tanto um Shopping inteiro, como somente uma prateleira, portanto ter o cuidado de trabalhar o Ponto de Venda de forma ideal, é certeza de Sellout para o produto.

renato_santhinon_especialista_trade_marketing_pdvnews_globalshop

Por: Renato Santhinon, publicitário especialista em Trade Marketing e

Visual Merchandising com mais de 18 anos de experiência no Varejo

é Mentor de Cases de Sucesso para Coca Cola, Ambev, Sara Lee,

Unilever, Farmina Pet Foods, Mars Brasil, entre outros. É Diretor

de Inovações do Grupo HSD, Palestrante e Professor de

Visual Merchandising com o tema

“O Ponto de Venda com Ponto de Vista, de onde viemos e Pra Onde Vamos”.

(renato@pdvnews.com.br)