Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 24 Nov, 2017

Scroll to top

Top

0

O que você precisa saber para comprar um Blindado - PDV News

O que você precisa saber para comprar um Blindado

Sabe como escolher uma blindadora?

Então é hora de aprender que existe até documentação especial

Quem decide blindar seu automóvel precisa saber que a escolha da blindadora é o momento mais importante de todo o processo. Afinal, sua segurança será definida a partir dessa decisão. Muita gente simplesmente escolhe uma empresa indicada por um amigo ou que descobriu em algum anúncio, deixa o carro lá e só volta para pegá-lo depois do serviço. Acabou de fazer tudo errado. Quer aprender como se faz? Leia atentamente abaixo.

A escolha da blindadora

DSC01214 (1)

Carro sendo blindado dentro da fábrica da Steel Blindagens, serviço artesanal.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer pessoalmente a empresa onde será feita a proteção. É preciso ir à oficina em que a blindagem será instalada. Verifique há quantos anos a empresa está no mercado e o tempo de garantia que oferece.Peça que a blindadora mostre seu Certificado de Registro (CR) no Exército. Sem esse documento, a empresa não pode atuar no segmento. Questione ainda se os materiais usados na blindagem foram aprovados em testes feitos pelo Exército e se isso pode ser comprovado por uma cópia do Relatório Técnico Experimental (ReTEx), expedido pelo próprio Exército. Por acaso o funcionário gaguejou, disse que o documento não está lá no momento ou tentou desviar sua atenção para a montagem dos carros? Então pode agradecer e ir embora. Empresa séria não faz isso.

A qualidade do serviço

Procure saber antecipadamente quanto tempo levará o serviço – 30 dias é o prazo regular. Algumas empresas permitem o acesso a fotos da evolução do processo, mostrando que o veículo está de fato recebendo a blindagem oferecida, e R8 Blindados em parceria com a Steel, permite que o dono acompanhe minuto a minuto, seja virtualmente ou no chão de fábrica. Pesquise pelo menos duas empresas e só depois bata o martelo – não pelo fator preço, mas pela segurança que elas oferecem. É essencial também checar as áreas que receberão a blindagem. Para não perder o cliente, algumas oferecem blindagem parcial, só para os vidros, o que é proibido pelo Exército. Fuja dessas empresas.

reforma_carro_blindado_jetta_r8blindados

Jetta Blindado sendo reformado na R8 Blindados

Os chamados requisitos de conformidade da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) estipulam o que deve ser obrigatoriamente blindado: teto, vidros, colunas, atrás do banco traseiro (porta-objetos), caixas de rodas, portas, proteção entre o painel e o motor, maçanetas, por trás dos espelhos retrovisores e tanque de combustível.

“Além desse cuidado, a Abrablin tem tomado medidas para que os interessados escolham com maior confiança a blindadora, como o selo Membership, que indica que ela está com os documentos em dia, e o Selo de Qualidade, criado em parceria com o Cesvi Brasil, que será implantado para qualificar as blindadoras a executar os serviços de proteção e reparo da blindagem”, afirma Christian Conde, presidente da Abrablin.

Durante a visita, peça para mostrar se eles fazem nas portas e janelas o “overlap”, que é a sobreposição de uma peça de metal no vãos, para evitar que um projétil passe entre o vidro e a caneleta ou entre a porta e a moldura. Não pode haver nenhuma fresta livre para a entrada da bala.

As garantias

Cerca de 95% das blindagens feitas hoje em dia são do nível III-A. “É a que resiste a praticamente todas as armas de mão. Acima desse nível, o uso é restrito. Um dos truques feitos por empresas de má-fé é cobrar como se fosse III-A uma blindagem inferior. Daí a importância de toda a documentação que atesta o serviço”, diz Emerson Feliciano, coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Cesvi Brasil.

Outro indicativo de qualidade é o preço. “Se a empresa cobrar menos de 35.000 reais, desconfie. É menos do que o preço de custo dos vidros e da parte opaca, sem falar dos impostos”, explica Eduardo Cristov responsável  pela Steel Blindagens. A blindagem de um modelo médio, como um Toyota Corolla, custa de 42.000 a 55.000 reais (dependendo dos opcionais agregados a blindagem), fora o valor do carro.

Manual de uso do carro Blindado

Para o dia-a-dia, ficamos atentos ao fato de o material da blindagem significar uma carga a mais (coisa entre 100 e 300 quilos, dependendo do veículo), o que provoca um desgaste maior de componentes como suspensão, freios e embreagem, embora 90% dos carros blindados sejam automáticos.

Uma dica infalível contra o efeito do tempo é a instalação de amortecedores na máquina de vidro para adequá-la ao maior peso e velocidade de acionamento, reforço na suspensão para manter a altura após a blindagem e até um chip de aumento de torque e potência que proporciona melhor desempenho (isso pode fazer seu carro perder a garantia). Algumas blindadoras já incluem essas modificações na hora de executar o serviço. Não se esqueça de perguntar antes de fechar o negócio.

Garantia do carro Blindado

Em relação à garantia, ela é em média de dois anos, prazo em que qualquer problema no material balístico deve ser reparado pela empresa, no caso da R8/Steel essa garantia pode ser permanente, desde que o proprietário siga um controle de revisões a cada 10mil KM. Algumas dão garantia de até cinco anos para a delaminação (descolamento da película interna dos vidros). O motorista, porém, também tem de tomar seus cuidados. Para limpeza os vidros, por exemplo, nunca se deve usar produtos químicos ou abrasivos, que podem danificar alguma camada da blindagem. Ideal é usar água e sabão neutro, aplicados com uma flanela, sempre tomando cuidado com anéis ou relógios.

Para evitar trincas comuns, as grossas janelas devem estar levantadas ao fechar a porta do carro. Vidros fechados, aliás, são uma regra de ouro do carro blindado – eles só devem ser abertos ao passar por uma cancela de shopping ou pedágio em estrada. Sendo assim, manter o ar-condicionado em ordem é fundamental, “Já vi muito cliente com o carro novinho baixar o vidro antes de bater a porta e quebrar o vidro no meio na primeira batida de porta” lembra Roberto Santinon, responsável técnico pela R8 Blindados . Para conservar o vidro, é preciso ainda evitar ao máximo estradas esburacadas. Carro parado sob sol e calor intenso faz com que a delaminação dos vidros (bolhas ocorridas pelo desplacamento das laminas dos vidros por ação de calor e gravidade) seja mais rápida. Portanto, é melhor estacioná-lo em local coberto.

Haja papelada

A blindadora deve ter o Certificado de Registro (CR) no Exército. Além disso, para cada carro, ela tem de fazer uma solicitação específica. A empresa deve exigir alguns documentos do dono do veículo: RG, CPF, comprovante de residência, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), certidões negativas e criminais das justiças Federal, Estadual e Militar dos últimos cinco anos e atestado de antecedentes criminais pela Polícia Federal. Outro documento é o Termo de Compromisso, que especifica todo o material usado, bem como o nível de segurança. É o termo legal no qual a empresa se responsabiliza pela blindagem. Uma cópia desse termo, acompanhada do requerimento do proprietário, da cópia da autorização de blindagem (fornecida pelo Exército) e da cópia do CRLV, será enviada à Região Militar, que emitirá uma carteira com a inscrição “veículo blindado”. Esse documento é de uso obrigatório para a circulação de tais veículos. O motorista poderá ser multado e até ter o carro retido ao circular sem ele.

O blindado que é um barato

Se você está sem dinheiro para blindar, o usado pode ser uma boa opção. Mas exige cuidados:

  • Prefira um modelo em torno de três ou quatro anos de uso, embora você encontre carros de 10 anos que passaram por manutenção periódica por toda sua existência, um bom exemplo é um Astra Elite que encontramos no pátio da R8 Blindados, ano/modelo 2005 o carro estava em excelentes condições, ideal para pessoas que precisam de proteção e não podem investir num blindado Zero KM.
  • Leve o carro a uma vistoria técnica para descobrir se há áreas desprotegidas ou consertos malfeitos. Custa cerca de 700 reais e costuma seguir um acordo: é pago pelo comprador se tudo estiver em ordem, a R8 executa este serviço em aproximadamente 4 horas e pode emitir laudo ou não da existência de blindagem, caso o carro esteja sem o aviso de blindagem nos documentos. Caso contrário, o prejuízo é do comprador.
  • Teste os vidros elétricos para saber se eles estão subindo e descendo sem problemas. O peso do vidro pode causar uma pane no motorzinho.
  • Verifique toda a suspensão (amortecedores, molas, buchas e até pneus), que sofre desgaste maior em função do aumento do peso.
  • Cheque se borrachas, frisos e vidros estão perfeitamente alinhados. Esses detalhes denunciam se a blindagem está em ordem ou não.
  • Verifique se os vidros não apresentam bolhas ou descascados (delaminação). Se houver, não podem superar 1 centímetro quadrado. Existem Empresas Especialistas na recuperação de Blindados usados, elas reformam não só vidros, mas toda a parte que possui desgaste especifico em decorrência da blindagem.
  • Muito cuidado em caso de colisões, leve seu carro sempre numa empresa especializada em Blindados, oficinas comuns não possuem certificado do Exército, portanto caso necessite trocar uma simples manta de blindagem numa folha de porta ou lateral seu carro ficará desprotegido, pois oficinas comuns não estão autorizadas a comprar materiais controlados, “já reformamos diversos carros e no momento da desmontagem vimos que não possuía blindagem em determinados locais, devido a reparos de funilaria anteriores onde a oficina retirou a manta e não a colocou de volta pois não tinham nem material, nem equipamentos adequados para o reparo, isso é crime e pode custar uma vida” explica Roberto Santinon.

Fonte de pesquisa: Revista Quatro Rodas (Luíz Perez)

Comentar