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PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 15 Sep, 2019

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O Ponto de Venda é de Vênus - PDV News

O Ponto de Venda é de Vênus

Este texto não é feminista, nem machista, é simplesmente meu ponto de vista em relação ao que acontece no varejo e mais especificamente no Ponto de Venda. Como aqui no PDVNews temos uma galera bem criativa, vou abordar algo que irá trazer um pouco de conhecimento no momento da criação dos materiais e das campanhas promocionais.

Primeiramente, a maioria esmagadora no varejo com o papel de shopper são as mulheres, portanto, temos que criar tudo pensando nelas. Mulheres são práticas e objetivas. Assim sendo, devemos fazer a comunicação prática e objetiva, materiais promocionais que ficam a 90º (perpendiculares) da gôndola por exemplo, nunca devem comunicar uma ação promocional e sim uma categoria de produto, ou marca, as comunicações desse tipo, bem como as aéreas, possuem mais um caráter demarcado do que instrutor. Já os materiais que ficam paralelos, esses sim devem ter o foco na ação, e deve comunicar a vantagem daquele produto em relação ao seu concorrente, que na grande maioria das vezes está abaixo ou acima devido aos desenhos de planogramas. Aliás, falando em planograma pra quem não sabe o que é, são os mapas pré-definidos pela indústria da disposição que seus produtos na gôndola, são os planogramas que definem como o promotor de merchandising arruma a disposição dos produtos na prateleira.

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Outro ponto importante no princípio de criação pouco usado no Brasil e que tenho visto ao redor do mundo, é o material de Ponto de Venda fixo, como displays por exemplo, que são criados e produzidos usando dados do fenótipo da região, ou seja, no Nordeste a população de mulheres é mais baixa que no Sul do Brasil, portanto, um display que pode ser bom pra um local, nem sempre é bom para o outro. Um erro muito comum são as empresas criarem Campanhas Publicitárias nacionais, mas não deixarem o Trade Marketing adequar estas campanhas para cada região, isso eu digo ao menos no PDV onde a decisão de compra é acima de 70% e muito acirrada entre os grandes investimentos de Marketing e os pequenos de preço baixo.

Da próxima vez que for criar algo para o varejo lembre-se de uma mulher, você não vai errar.

Por: Renato Santhinon é Publicitário e Professor do Curso de Criação e Positivação de Materiais de Merchandising e Trade Marketing no Ponto de Venda.
Especialista em Trade Marketing e Merchandising com ênfase na criação de materiais Promocionais, Execução e Positivação.
Com mais de 16 anos de experiência no segmento, já participou de cases de sucesso com empresas renomadas do mercado como Matte Leão, Bianchi Vending, Coca Cola, Pepsico, Ambev, Nestlé, Ambev, JBS Friboi, Grupo Pão de Açucar, Mars Brasil, Farmina Pet Foods, entre muitos outros.