Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 24 Sep, 2020

Scroll to top

Top

0

Novos hábitos de consumo - PDV News


Novos





O cenário econômico favorável e o crediário facilitado têm possibilitado que a classe média realize cada dia mais, seus sonhos de consumo.


Casa, carro, roupas de marca, eletrodomésticos sofisticados, que antes eram apenas desejo, hoje são realidade dessa importante fatia de mercado. 


Composta por mais de 98 milhões de pessoas – metade da população do país – a nova classe média brasileira se caracteriza, segundo a Fundação Getúlio Vargas, por ter renda familiar entre 1.126 e 4.824 reais por mês.


De modo geral, essas pessoas são racionais, consumistas e personalistas. Para essa classe, as expectativas de sacolas e carrinhos de compras cheios são grandes até 2012. De acordo com pesquisa divulgada em junho, pela Federação do Comércio de São Paulo, o consumo desses brasileiros chegará a ser o dobro das famílias ricas. 


Enquanto a classe média corresponderá com 8% do consumo, os ricos representarão apenas 4% do total. Só para se ter uma idéia, em 2009, as classes C, D e E consumiram 864 bilhões de reais, equivalendo a 78% do volume gasto pelos mais ricos – R$ 1,10 trilhão. Entre os itens que fazem esses brasileiros abrirem a carteira estão produtos de beleza, roupa, alimentação, eletrodomésticos e itens de informática. Mais informado, devido à maior facilidade de acesso às faculdades, os jovens da classe C são, também, mais independentes e vaidosos.


De acordo com um estudo feito pelo instituto Data Popular, 72% das jovens da classe C, entre 18 e 24 anos, já trabalham e 14% ganham mesada. Do total, elas investem 71% dos ganhos mensais em roupas e acessórios. Mais de 17% delas acham importante estar na moda. Já 28% assumem que são consumistas. Por isso, representam 59% das consumidoras dos shoppings e 51% de lojas de roupas.

Comentar