Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 24 Nov, 2017

Scroll to top

Top

0

Marca Própria: Concorrência Proibida? - PDV News

Marca Própria: Concorrência Proibida?

A mudança constante no varejo, a compra por impulso descontrolada do Brasileiro e a baixa exigência por qualidade com o Fator Preço como item predominante na decisão de compra está transformando algumas Redes, em lojas de Marca Própria sem, sequer nos dar uma segunda opção de escolha.

COMPARATIVO-USO-CATEGORIA-CARREFOUR-PDVNEWS.001

O varejo vem investindo pesado em suas Marcas próprias, não que eu ache errado a concorrência, mas gostaria de uma explicação “como copiar em alguns meses ou dias, produtos que levaram anos e milhões em investimento para seu desenvolvimento?”.

Graças as grandes empresas como Unilever, Nestlé, P&G, entre outras o varejo é o que é, o que estes grandes players pensam quando chegam a uma loja e encontram mais de 87% da gôndola com marca própria? O que seria do Varejo se estes grandes players se juntasse e montasse o seu próprio canal de distribuição?

embalagem-marca-propria-amaciante-carrefour-antiga-nova-discount-pdvnews

Redesign de Embalagem Marca Própria Carrefour, design mais Clean para combater a concorrência.

Qual o Futuro das pequenas industrias?

O que será do futuro das pequenas indústrias que dentro do seu portfólio está mais de 80% de marcas próprias? Como sobrevivem sem este cliente? A explicação é fácil, não sobrevivem. Existem centenas de milhares de histórias de empresas que quebraram por causa do varejo, isso é fato e não dá pra fugir desta realidade tão desleal.

E a qualidade?

Como podemos ver em matéria publicada em Novembro de 2012 no site da exame (http://abr.ai/VWIw7v) “Os itens chegam ao mercado este mês com preços até 40% menores que os praticados pelas principais empresas de cada segmento.” 40%?. Então quer dizer que para ter marca que eu consumo a anos tenho que pagar os 40% a mais caso contrário vou ter que engolir goela abaixo a marca própria, mesmo não sendo do meu gosto e não mantendo a mesma qualidade? Ou se tem a mesma qualidade a industria ganhou 40% a mais de margem durante toda minha vida? Veja na tabela abaixo o que eles prometem, será que a marca própria ficará sempre com preços competitivos, ou quando ela dominar o Ponto de Venda eles é quem ditarão as regras de preço e pagaremos pelo mesmo que hoje pagamos pelas marcas tradicionais?

tabela-consumo-marca-propria-pdvnews.001

Afinal qual será o futuro do varejo? As indústrias tradicionais irão contra-atacar? O varejo nos dará opção de compra no futuro? Ainda é cedo pra responder, mas posso dizer com toda certeza, “O varejo está em Guerra e ganhe o melhor”.

Por: Renato Santhinon, publicitário especialista em Trade Marketing e Merchandising com foco na criação de materiais para Pontos de Venda. (renato@pdvnews.com.br)

Fonte IBGE: http://bit.ly/bHNGFC

Comentar