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PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 22 Jul, 2019

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“Isto É Marketing Promocional” reúne cerca de 150 participantes em São Paulo - PDV News



Cases diferenciados e ousados como “Promoção de um país no exterior”, “Evento Proprietário” e “Varejo Temporário” marcaram o “Isto É Marketing Promocional” o primeiro ciclo de seminários do movimento “Virada de Valor”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional. O encontro reuniu, em dois dias, cerca de 150 participantes e aconteceu durante a Brazil Promotion 2011, em São Paulo. 

A abertura do primeiro dia ficou a cargo de José Gaspar Brandão, diretor executivo da AMPRO, sobre o objetivo do evento. Na sequência, o presidente da entidade, Guilherme de Almeida Prado, falou sobre os 18 anos da AMPRO, as novidades e o crescimento da associação e explicou a “Virada de Valor” do Marketing Promocional. “O marketing promocional já representa mais de 50% da verba dos clientes e o mercado cresce em média 15% ao ano. Este é o momento de mostrarmos a amplitude do setor, nosso potencial, inclusive nas universidades, para que os novos profissionais conheçam as oportunidades que o mercado oferece e os novos conceitos.”, enfatizou. 

Em seguida, com a palavra, nomes ilustres trouxeram detalhes sobre cases de sucesso. Cintia Faleiro, Supervisora de Projetos Especiais da APEX, falou sobre a “Fórmula Indy promovendo o Brasil”. Sobre sua apresentação, ela resumiu: “Enfatizamos as oportunidades de geração de negócios que as empresas brasileiras exportadoras possuem ao participar do Projeto Fórmula Indy, inovadora plataforma de promoção comercial desenvolvida pela Apex-Brasil. A presença brasileira na Indy se confirma como um momento diferenciado para facilitar a entrada de produtos e serviços brasileiros nos Estados Unidos.”

Na sequência, Andrea Galasso, Diretora Geral do Banco de Eventos, trouxe as informações de “21 anos de Camarote Brahma”. “Nosso objetivo foi contar o histórico de um dos cases de ativação de marca mais representativos do Brasil, com informações da ação, sua operação, inovação, desafios enfrentados ao longo dos 21 anos e resultados. Quisemos mostrar que a ação é muito mais do que um evento de entretenimento, e sim uma grande ativação de marca.”

Fernando Figueiredo, Presidente do TalkabilityGroup, holding da Bullet, falou ainda sobre o “Seda Urban Salom” e diversos outros cases que marcaram Cannes este ano. “Em todos os cases enfatizei a CORAGEM de realizar algo completamente inesperado, inédito e é claro arriscado. Está comprovado que quanto mais supreendente for a ideia, mas impacto a ação terá, e portanto, mais efetiva será. Uma ideia boa se autoespalha. E é justamente esta epidemia e este Talkability que precisamos buscar a cada projeto.”, pontuou. 

No segundo dia, foi a vez de conhecer como um sonho pode se tornar realidade no “Evento Proprietário com Responsabilidade Social”, “Evento Proprietário Esportivo” e “Intervenções Urbanas”. Alain Soly Levi, Presidente e Diretor Executivo da Motivare, trouxe detalhes sobre o “Projeto Risadaria”. “Nosso objetivo foi mostrar as etapas de estruturação de um Projeto de Sucesso enfatizando os detalhes que o fizeram se diferenciar das milhares de boas ideias que não conseguem ser viabilizadas. No caso do “Risadaria”, falamos sobre sonho, preparação, engajamento, causa/legado, resiliência, poder de realização e responsabilidade social.”

Em seguida, Rodrigo Rivellino, Presidente do Grupo Aktuell, destacou o “OI Athina Onassis Horse Show”. “Mais do que apresentar a construção de uma plataforma de entretenimento a partir de um evento de nicho, quisemos mostrar uma visão de negócio. Os esportes são uma excelente ferramenta para construir relação entre marcas e pessoas, desde que sejam trabalhados estrategicamente. E pudemos ver o hipismo em toda sua profundidade, lançando um novo olhar sobre seus valores e territórios para conceber a plataforma que temos hoje.”, disse. 

Para finalizar, Marco Scabia, Sócio-diretor da Mix Brand Experience, falou sobre a experiência do “Natal Iluminado de São Paulo”. “Com o tema ‘Intervenções Urbanas’ quisemos manifestar, de forma inusitada, a arte para todos os olhares. Citamos as realizações emblemáticas de natal na cidade de São Paulo que a Mix executa há oito anos, como a Árvore de Natal da Guarapiranga, Luzes de Natal da Ponte Estaiada, entre outros que manifestam diretamente o nosso desejo de entreter a população.”, concluiu. 

Ao final de cada ciclo, os participantes puderam interagir com perguntas aos palestrantes. No segundo dia, houve ainda interação via Twitter e a participação especial da presidente do Conselho da AMPRO, Elza Tsumori, além do VP Jorge Medauar. 

Virada de Valor
Os palestrantes convidados para o primeiro ciclo do “Isto É Marketing Promocional” deixaram também suas considerações a respeito da importância do evento e do movimento promovido pela AMPRO.

Para Cinthia Faleiro e Andrea Galasso, o ciclo trouxe uma oportunidade para demonstrar a força do mercado promocional. “Mostrar a importância que ações inovadoras, com utilização de valores diferenciados de marketing no atual cenário de negócios internacionais é imprescindível e devem ser a cada dia mais valorizadas.”, comentou Cinthia. “O evento foi importante para trazer, acima de tudo, a amplitude da nossa atuação, a multidisciplinaridade envolvida e o quanto as ferramentas de Marketing Promocional ganham cada vez mais importância junto às marcas.”, complementou Andrea.

Fernando Figueiredo comentou a importância de as agências acompanharam as mudanças do mercado. “As agências precisam não só acompanhar estas mudanças, mas buscar estarem sempre um passo a frente. Não adianta fazermos aquilo que todo mundo espera. Temos que fazer o que ninguém imagina. E passar pra frente aquilo que estamos percebendo é a forma de continuar esta epidemia. Por isso esse evento é tão importante para o momento que estamos vivendo.”, disse.

Alain Levy, comentou que “o Mercado Promocional Brasileiro tem talentos que não devem nada a nenhum outro expoente mundial e tem sido fundamental para as estratégias de marketing das maiores empresas do pais. Neste cenário, fica clara a necessidade de uma nova postura e a busca de uma real percepção de valor de nossa atividade. Cabe à AMPRO e às agencias de maior representatividade advogarem em favor desta virada por meio de um discurso único e consistente.” 

Para Rodrigo Rivellino, a “Virada de Valor” era uma questão de tempo, uma demanda do mercado.“Fico feliz em estar entre pessoas que foram fundamentais para concretizar essa virada. Os palestrantes desse evento representaram as agências que ajudaram a elevar o status do mercado promocional. A Aktuell sempre buscou trilhar um caminho fundamentado na legitimidade de seus valores e compromisso com o negócio dos clientes, fatores essenciais para que estes passassem a nos ver como parceiros estratégicos, e não apenas como fornecedores (estigma de nosso mercado em outros tempos). Por isso, participar desse evento foi importante à medida que representou o reconhecimento da Aktuell como uma das principais agências do mercado.”, afirmou.

Para finalizar, Marco Scabia afirmou que a relevância do “Isto É Marketing Promocional” está em “compartilhar experiências e vivenciar o olhar de outros criadores”. “Acima de tudo, eu tenho por principio o pensamento da Mix, em se afixar ao conceito de provocar experiências de marca em toda sua atuação. A ‘Virada de Valor’ é uma iniciativa determinante para o Marketing Promocional no país, principalmente por aliar o resgate da valorização desse segmento à sustentabilidade. Optei por falar das ações natalinas da Mix por estarem efetivamente atreladas à sensibilidade e afetividade das pessoas que visitam nossos projetos, esse é o nosso conceito de brand experience aplicado: a vivência do marketing promocional é o resultado dessa aproximação direta com as pessoas de forma democrática e acessível.”, concluiu.

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