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PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 16 Jan, 2021

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Inovação Archives - PDV News

As 8 maiores Tendências do Varejo para 2021

16 de dezembro de 2020 |

Como sempre, com um novo ano, surgem novas tendências no mundo do varejo e do comércio eletrônico.

De tecnologias de varejo inovadoras a novos canais de vendas surpreendentes, aqui estão oito das principais tendências de varejo inovadoras para ficar de olho em 2021.

Tendência de varejo nº 1: Comércio Social

O aumento das compras online deste ano veio para ficar, especialmente devido aos obstáculos apresentados pela pandemia COVID-19 e o fechamento de lojas físicas. De acordo com um estudo recente, em 2020, quase 41% dos clientes disseram que estavam comprando online para coisas que normalmente comprariam na loja.

O comércio social – experiências de compra nativas em uma plataforma de mídia social – oferece aos compradores uma maneira ainda mais perfeita de fazer compras online. Em vez de clicar em um site de terceiros, os usuários podem fazer compras diretamente do aplicativo ou site de mídia social.

E o comércio social está em alta. Só em 2020, vimos uma parceria entre o TikTok e o Shopify, uma expansão das lojas nativas do Snapchat para marcas e a introdução das lojas do Facebook.

As lojas são vitrines personalizadas para empresas no Instagram e no Facebook. Os vendedores podem criar coleções de produtos apresentados, bem como modificar a aparência de sua loja com banners, imagens, cores e botões. A mesma loja pode ser acessada no Facebook e no Instagram, portanto, uma vez configurada, os vendedores têm o potencial de alcançar um amplo público global em duas plataformas.

Com o Shops, o Facebook está atendendo mais diretamente às marcas do que no passado. Isso faz parte do esforço do Facebook para criar uma experiência de compra personalizada para os usuários no destino “Loja” do aplicativo, que esperamos se tornar mais proeminente para os usuários em um futuro próximo.

Em 2021, podemos esperar ver o comércio social se tornar uma parte ainda mais integrante da experiência de comércio eletrônico para marcas e compradores.

Tendência de varejo nº 2: uma nova abordagem para os Influenciadores Digitais

O marketing de influenciadores costumava envolver selfies, legendas cuidadosamente construídas e fotos de produtos altamente editadas. Mas em 2020, vimos uma grande mudança na forma como marcas e influenciadores trabalham juntos. O conteúdo do influenciador mudou lentamente para uma estética real e crua, e essa mudança continuará em 2021.

O público confia em marcas que exibem vozes autênticas, e os usuários mais experientes de hoje podem identificar um anúncio excessivamente produzido a quilômetros de distância. Marcas que não priorizam a autenticidade em suas parcerias com influenciadores podem dar adeus ao alto engajamento e ROI no próximo ano. É hora de focar no conteúdo de um influenciador exclusivo que prioriza educação, entretenimento e a experiência do espectador.

De uma perspectiva de mix de mídia, o vídeo será o meio mais importante de 2021 para parcerias com influenciadores. Com muitas lojas físicas fechadas, os compradores não podem experimentar roupas ou testar gadgets na loja – e um vídeo é a segunda melhor opção.

Na verdade, as marcas já começaram a fazer parceria com influenciadores para criar e compartilhar conteúdo no IGTV, Instagram Live, TikTok e Instagram Reels para construir e fomentar comunidades digitais. Veja a autoridade de fitness Bandier, por exemplo. Bandier faz parceria com líderes da indústria para realizar treinos no IG Live e, em seguida, publica os vídeos na IGTV para quem perder a transmissão ao vivo. É uma forma de reunir a comunidade da marca por meio de um interesse comum, ao mesmo tempo que demonstra a durabilidade de seus equipamentos.

PDV | Amazon GO

Tendência de varejo nº 3: lojas online em espaços offline

Muitas marcas nativas digitais diretas ao consumidor, como Bonobos, Glossier, Casper e Warby Parker, começaram online, mas desde então lançaram e expandiram sua presença física nos últimos anos. A maioria das marcas digitais que abrem lojas vende roupas, o que faz sentido; é uma categoria em que os compradores se beneficiam da interação pessoal com o produto.

No ano passado, especialistas em imóveis previram que marcas digitalmente nativas abririam 850 lojas físicas nos próximos 5 anos, sendo Nova York o destino mais popular. E embora a pandemia de COVID-19 tenha, sem dúvida, retardado a abertura de novas lojas físicas, ainda estamos vendo experiências off-line de marcas que antes só eram on-line, e continuaremos vendo em 2021.

Considere a inauguração da primeira loja física da Amazon Fresh Grocery em setembro, por exemplo. A loja Amazon Fresh é uma nova mercearia projetada desde o início para oferecer uma experiência perfeita de compra de alimentos, estejam os clientes comprando na loja ou online.

Esta nova iniciativa da Amazon traz a facilidade e acessibilidade do comércio eletrônico para compras em supermercados de tijolo e argamassa. A mercearia Amazon Fresh oferece entrega e coleta no mesmo dia, bem como coleta e devolução de pacotes na Amazon.com. A Amazon também lançou o Amazon Dash Cart para ajudar os clientes a pular a fila do caixa.

Em 2021, podemos esperar ver marcas – varejistas gigantes e marcas DTC menores – continuar a criar experiências off-line que alavancam a tecnologia e a conveniência do comércio eletrônico.

Tendência de varejo nº 4: ainda mais experiências de compras movidas a RA

Realidade aumentada (AR), aprendizado de máquina, e a inteligência artificial (IA) veio para ficar. De acordo com uma pesquisa global da Nielsen de 2019, os consumidores listaram a realidade aumentada e virtual como as principais tecnologias que procuram para ajudá-los em suas vidas diárias, com 51% dizendo que estariam dispostos a usar a tecnologia AR para avaliar os produtos.

E, embora a RA no varejo não seja nova (o Facebook fez grandes movimentos de RA em 2018), ela deixou de ser uma coisa boa para se tornar uma parte essencial das ofertas de comércio eletrônico dos varejistas.

Como muitos compradores continuam a confiar nas compras online durante a pandemia, os varejistas utilizam a tecnologia AR para preencher a lacuna entre o digital e o físico. Na verdade, o 2020 U.S. Retail Index da IBM relata que COVID-19 acelerou a mudança para as compras digitais em cerca de cinco anos.

Embora marcas como IKEA, Home Depot e Target tenham experiências de compra de AR proprietárias, o comércio alimentado por AR não se destina apenas a mega marcas.

No ano passado, a Shopify lançou o Shopify AR, um kit de ferramentas fácil de usar para as empresas criarem suas próprias experiências de AR para mostrar seus produtos aos clientes. E funciona: o Shopify relata que as interações com produtos com conteúdo de RA mostraram uma taxa de conversão 94% maior do que produtos sem RA.

Em suma, procure mais marcas aproveitando os recursos de AR em 2021 – e mais compradores procurando essas experiências de AR para tomar decisões de compra.

Tendência de varejo nº 5: Marcas criativas na Amazon

Mesmo que novas experiências de compra continuem a surgir, a Amazon reina suprema quando se trata de mercados online. Durante o segundo trimestre de 2020, a Amazon gerou sua maior receita líquida até então – quase 88,91 bilhões de dólares americanos – ainda maior do que durante o trimestre de compras natalinas (quarto trimestre) em 2019.

Para marcas na Amazon, construir o valor da marca pode ser um desafio. Mas uma identidade de marca forte é crucial para se conectar com os compradores e estabelecer confiança. As boas notícias? A Amazon introduziu mais ferramentas do que nunca para as marcas criarem identidades de marca exclusivas na Amazon, incluindo:

 – Vídeo patrocinados

 – Imagem Personalizada de Marcas Patrocinadas

 – Histórias de marca (conteúdo A++)

 – Amazon Posts

 – Amazon OTT

Esperamos que a Amazon continue a apoiar as habilidades das marcas de anunciar e diferenciar de forma criativa suas identidades de marca até 2021.

Tendência do varejo nº 6: Marcas éticas e baseadas em valores em ascensão

Transparência, valores e ética nunca foram tão importantes para os compradores – o que significa que as marcas precisam priorizá-los o mais rápido possível.

71% dos consumidores preferem comprar de marcas que se alinham com seus valores. E, de acordo com a Forrester, os clientes estão cada vez mais avaliando produtos e marcas com base na ética e nos valores de uma empresa, com 41% dos consumidores americanos buscando ativamente comprar de uma empresa associada a ideais sociais, ambientais e políticos.

Para as marcas, essa mudança para consumidores baseados em valores significa que marcas que tradicionalmente são menos acessíveis não serão mais capazes de se safar escondendo quaisquer práticas comerciais incompletas ou operações que não agridem o meio ambiente.

Oferecer transparência genuína e assumir uma posição sobre questões éticas pode ser arriscado para as marcas, mas, quando feito da maneira certa, pode construir lealdade e confiança duradouras do cliente.

Tendência de varejo no. 7:  Entrega no mesmo dia (ou mais rápida)

Não seria uma comparação de tendências de varejo sem mencionar o cumprimento, especialmente quando as vendas da Amazon, pioneira em remessas no mesmo dia, estão mais altas do que nunca.

Parece que as expectativas do cliente em relação ao tempo de envio estão ficando cada vez mais rápidas. Primeiro veio 2 dias com a ascensão do Amazon Prime, depois no dia seguinte e no mesmo dia. E as grandes lojas estão seguindo os passos da Amazon, com a Target aumentando seu serviço Shipt e o Walmart expandindo suas opções de entrega expressa em duas horas.

Mas, na era da gratificação instantânea, os clientes querem seus pedidos o mais rápido possível. E os pedidos atendidos na loja no mesmo dia estão tendo mais tração de clientes e marcas. A PwC relata que 88% dos consumidores estão dispostos a pagar pela entrega no mesmo dia ou mais rápida. Do Prime Air da Amazon – que usa tecnologia de drone para entregar os pedidos dos clientes em 30 minutos ou menos – ao aumento das startups de robôs de entrega, a entrega está ficando cada vez mais rápida.

Embora o envio no mesmo dia esteja longe de ser um novo conceito – em 2018, 51% dos varejistas de comércio eletrônico já ofereciam entrega no mesmo dia – provavelmente veremos isso se tornar a norma e além, conforme a tecnologia e os padrões de atendimento de pedidos evoluem em 2021.

Tendência de varejo nº 8: Aumento na compra de sistemas sonoros inteligentes

Parece que todo mundo hoje em dia tem um Amazon Echo ou Google Home.

As vendas de alto-falantes inteligentes atingiram um novo recorde em 2019, um aumento de 70% em relação a 2018. E ainda está crescendo: em 2025, as projeções sugerem que o mercado global de alto-falantes inteligentes pode crescer para mais de 35,5 bilhões de dólares americanos.

87,7 milhões de adultos nos EUA possuem um alto-falante inteligente – o que equivale a uma taxa de adoção de mais de um terço dos consumidores.

Então, com os alto-falantes inteligentes já sendo uma commodity para tantos consumidores, como a tendência irá progredir no próximo ano?

Os alto-falantes inteligentes Amazon Echo e Google Home se tornaram ferramentas essenciais para muitos compradores online, especialmente porque todos nós gastamos mais tempo em casa durante a pandemia. Cerca de 20% dos proprietários de alto-falantes inteligentes os utilizam para atividades de compras, como pedidos de produtos, realização de pesquisas de produtos ou rastreamento de entregas. Espera-se que esse número pule para 52% nos próximos quatro anos.

À medida que avançamos para 2021, podemos esperar ver mais consumidores comprando online sem nunca ter que olhar para uma tela, especialmente na Amazon. Mas mesmo as marcas que não estão na Amazon podem aproveitar a tecnologia de alto-falante inteligente e pesquisa por voz. Eis o porquê: quando um assistente de voz fornece uma resposta, ele também permite que os usuários abram o site onde a resposta foi encontrada. Para marcas que priorizam SEO otimizado para voz, isso pode significar um aumento no tráfego.

Com quais tendências de varejo cada dia mais inovadoras você está mais animado para 2021? Comente abaixo e deixe-nos saber! Gostou do nosso conteúdo? Divida com seus amigos.

Renato Santinon

Founding Principal na MDM Promocional – Trade Marketing and Merchandising Intelligence (info@pdvnews.com.br)

10 TENDÊNCIAS DO VAREJO PARA 2021

12 de dezembro de 2020 |

01 – O E-commerce

Como já citei algumas vezes, nessa pandemia, muitos consumidores se afastaram das lojas físicas e adotaram a compra online. Se nesse o ano o e-commerce foi uma saída para muitas empresas, no ano que vem ele será uma tendência indispensável. Invista em uma plataforma que otimize as vendas e que atenda as necessidades dos seus consumidores.

02 – As Redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são espaços importantes para a atração de clientes e divulgação de uma empresa. No ano que vem, a presença nas plataformas digitais será fundamental para que seu negócio intensifique a relação com o cliente e atinja um novo público. Invista em conteúdos interativos e criativos, que estimulem o engajamento do seu público.

03 – Os Aplicativos de entrega

A tecnologia deve ser a grande aliada da sua empresa. Os aplicativos de entrega podem transformar seu negócio, criando competitividade no mercado, além de fidelizar clientes. Muitos consumidores procuram por um atendimento e serviço rápido e fácil e os apps de entrega oferecem essa possibilidade. Com apenas alguns cliques é possível escolher os produtos, selecionar a melhor forma de pagamento e solicitar a entrega dos itens em casa, isso com apenas alguns minutos. Invista em um aplicativo que atenda as exigências da sua empresa e dos clientes e que ofereça um serviço de qualidade.

O intuito de por em prática essas dicas é ser diferenciado, apresentando produtos e serviços atrativos que cativem o público. Para isso, é preciso sair da zona de conforto e investir em ferramentas capazes de aprimorar o negócio como um todo. Entre em contato com a Dactilar Tecnologia e confira as nossas soluções.

04 – A Conveniência autônoma

Em 2020, a conveniência autônoma também começou a ganhar força no Brasil. O modelo, que já existe em países da Europa e nos Estados Unidos, começou a ser implementado em nosso país, por meio de empresas como a Onii.

Nas lojas de conveniência autônoma, os clientes não têm contato com funcionários. Eles acessam o estabelecimento por meio de um aplicativo, escolhem os produtos que desejam comprar e fazem o pagamento, totalmente de maneira online.

As lojas de conveniência autônoma contribuem para uma cultura de hiper conveniência do varejo, que possibilita aos consumidores comprar os produtos que eles necessitam na hora.

Isso acontece porque as lojas de conveniência autônoma se localizam nos espaços em que as pessoas se encontram no seu dia a dia. Elas podem ficar em uma empresa ou em um container no pátio do condomínio.

De tal maneira, se os funcionários de uma empresa quiserem fazer um lanche, eles não precisam sair da organização e ir até uma padaria ou mercadinho próximo. Haverá uma loja com os produtos que eles desejam em  uma área comum, onde poderão fazer o consumo.

O mesmo vale para uma dona de casa que está preparando o almoço e percebe que faltou sal em casa, por exemplo. Em vez de se deslocar até um supermercado, ela poderá ir até o pátio do condomínio e fazer a compra, de forma prática, simples e rápida.

05 – A Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que cresceu muito em 2020 e deve se tornar ainda mais popular em 2021. O QR Code é um dos exemplos mais utilizados e que hoje já faz parte do dia a dia das pessoas.

Para entrar nas lojas autônomas, por exemplo, é preciso fazer a leitura de um QR Code na maçaneta do estabelecimento. O mesmo acontece para fazer pagamentos com o Pix, novo meio digital lançado pelo Banco Central, que transfere dinheiro entre contas em apenas 10 segundos.

Essas são algumas das maiores tendências do varejo para 2021. Agora você está bem informado sobre o assunto e poderá ter mais sucesso nos seus negócios.

Aproveite e assine a nossa newsletter! Dessa forma, você poderá ficar sempre por dentro das últimas notícias sobre o mercado varejista e as novidades da Onii, recebendo-as em primeira mão, no seu e-mail.

06 – O Marketing sensorial: volta às lojas físicas

Mesmo com o crescimento do e-commerce, é claro que as lojas físicas não vão desaparecer, e devem pouco a pouco se recuperar conforme as medidas de isolamento ficam mais brandas.

Tendo isso em mente, e considerando toda a carga de ansiedade que a pandemia colocou sobre os consumidores, muitos lojistas devem apostar em marketing sensorial (cores, músicas, perfumes etc.) que leve as pessoas a se sentir à vontade em seus estabelecimentos. Os cuidados com higiene e saúde não devem ser deixados de lado, porém.

07 – O Fashion Delivery

O isolamento social e as mudanças no estilo de vida influenciadas pela pandemia fizeram com que uma maior parcela de pessoas enxergasse mais vantagens em fazer compras em casa, o que ajudou no surgimento do termo fashion delivery, que, aliado às estratégias de tecnologia, entrega as compras em casa.

Fashion delivery ocorre quando alguém se cadastra em uma plataforma online e fornece informações básicas, como preferências de roupa, estilo etc. Assim, os responsáveis pela marca fazem uma seleção personalizada — fundamental para o sucesso do serviço — e enviam até a residência. O cliente tem um prazo, que pode ser de 24h, para tomar sua decisão de compra.

Uma das maiores vantagens desse tipo de serviço é oferecer a comodidade que muitos podem ter sentido nesses últimos meses e vão exigir que continue assim: evitar gastos com deslocamento, estacionamento, estresses no trânsito, tumulto nas lojas etc. E, ainda, é possível provar as peças com o acervo pessoal do cliente e com a calma que a escolha necessita.

08 – A BOPIS (Buy on-line, pick up in-store)

BOPIS é uma sigla para Buy on-line, pick up in-store, um conceito que procura integrar lojas físicas e virtuais para oferecer maiores benefícios aos consumidores, como a compra on-line e retirada na loja.

Isso é vantajoso ao cliente pela otimização de tempo, comodidade e redução de custos com entrega. Não é à toa que 60% dos entrevistados em uma pesquisa da Manhattan Associates, empresa de software, afirmam ter essa preferência.

O BOPIS também é benéfico para a marca, que recebe maior tráfego na loja física e pode oferecer produtos/serviços e experiências que talvez não fossem possíveis virtualmente ou não teriam atraído o consumidor.

Porém, a simples ida a loja não garante atração e satisfação do consumidor. Ainda é necessário caprichar nas experiências e superar as expectativas do cliente para que você seja bem lembrado. Um exemplo de como conseguir isso é contar com computação em nuvem, que permite uma maior segurança e disponibilidade de dados essenciais para funcionamento do negócio.

09 – O Ship from store (SFS)

Para proporcionar experiências mais diferenciadas aos clientes surgiu o SFS, um processo de atendimento que conta com o estoque da loja física para atender os clientes e distribuir os produtos virtualmente pelo telefone, website ou aplicativo.

O procedimento ocorre quando o consumidor faz a compra online e escolhe entre a retirada na loja ou o recebimento do produto na residência. Assim, o sistema SFS deve considerar as opções mais próximas do destinatário para atender a demanda com um maior nível de satisfação e eficiência. Nesse sentido, o investimento em sistema de TI é fundamental.

Ao contar com o ship from store no seu negócio há uma maior integração das áreas, o que reduz riscos relacionados a falhas na entrega de pontos físicos, diminui a inadimplência, gera menos desperdícios, aumenta a rapidez da entrega e satisfação do cliente.

10 – O Merchandising no Ponto de Venda como aliado ao Sell Out

Depois de um 2020 difícil e com muito aprendizado a maior pandemia mundial já vista por nossa geração mudou por completo a perfil tanto do consumidor como do Shopper, o giro dentro do Ponto de Venda está mais organizado e mais rápido, portanto as empresas que investirem pesado na comunicação dentro do Ponto de Venda estarão em grande vantagem, já que 76% das compras são decididas no Ponto de Venda, seja por preço, por qualidade, ou por apelo Promocional, empresas de alimentos que investirem em Promotores demonstrando seus produtos (campanhas geram uma média de implemento de 400% no Sell out). Um outro aspecto são as aplicações de controle de Merchandising e Trade Marketing, a ruptura fará mais diferença do que nunca e a precisa manutenção da gôndola também será um fator decisivo, alguns aplicativos como Involves stage ajuda a equipe de vendas e merchandising a saber em tempo real, ruptura, planogramas corretos e até share de gôndola (através de revolucionária tecnologia de reconhecimento de produto através da camera do celular do operador.

Esses são alguns dos termos e tendências de consumo para lojas físicas e Online para 2021. A tecnologia e a visibilidade no Ponto de Venda podem garantir uma vantagem competitiva e manter sua marca relevante diante dos clientes.

Deixe sua opinião nos comentários, até!

Por: Renato Santinon é publicitário com mais de 20 anos no mercado de Varejo e Tecnologia para Vendas e Trade Marketing, atualmente é CEO da POP Retail LAB em Milão, empresa 4.0 com soluções inovativas em materiais ecologicamente corretos para Vendas e Merchandising. | info@popretaillab.it

Google Duplex ajuda a organizar com AI

8 de dezembro de 2020 |
Como funciona a inteligência artificial do Google Duplex e o que ele pode revolucionar no Ponto de Venda:
A comunicação oral está tão integrada ao nosso dia a dia que não nos damos conta da complexabilidade da fala humana. Em muitos casos o ouvinte precisa interpretar o que está sendo dito, além de ter que adaptar-se à velocidade com que o interlocutor se expressa, muitas vezes omitindo palavras e utilizando gírias.
Nas ligações telefônicas há ainda interferências de sinal e ruídos. E é com esse nível de dificuldade que a inteligência artificial do Google tem que lidar para colocar em prática o recurso Duplex do seu Assistente virtual. Por isso, a tecnologia é considerada revolucionária e gera muita expectativa no segmento.
Como a base de toda AI é feita de dados, os especialistas da empresa desenvolveram sistemas para analisar milhões de diálogos por telefone.
Integração com o Google Tradutor.
A utilização do Duplex ajudará e muito os PDV’s pelo mundo, não só Restaurantes, mas qualquer tipo de prestador de serviço com interação homem x homem se tornará mais preciso, a organização será mais eficiente e economica, além da AI trazer report’s precisos com o uso do Big Data.

13 Tendências  para o Futuro do Varejo

6 de setembro de 2016 |

“Que posso dizer com convicção é que o Varejo vai se tornar mais personalizado, colaborativo e socialmente influenciado num futuro muito breve.”

O Varejo passou por mudanças gigantescas ao longo dos últimos 10 anos e acredito que as mudanças mais fundamentais estão ao virar a esquina. Mais 5 anos, prevemos que os compradores terão de pagar para entrega em domicílio, os cartões de fidelidade baseados em pontos tradicionais vão se tornar uma coisa do passado, single players de varejo em grande parte deixarão de existir e lojas de checkout-less se tornarão uma Ler Mais

Tecnologias para o Varejo: por que investir agora?

10 de agosto de 2015 |

Em tempos de desafios e incertezas no cenário econômico, o varejista deve se preparar para se destacar num mercado em que a demanda

continua alta e a competição se acirra

Em tempos de desafios e incertezas no cenário econômico, os mais diversos setores tendem a cortar gastos e esperar que a situação se normalize para voltar a investir em ações direcionadas à melhoria de suas operações. A evolução do Varejo no Brasil ao longo dos últimos anos e décadas, no entanto, indica que o segmento pode sim se beneficiar em momentos mais críticos, como o que estamos atravessando, se adotar uma postura diferenciada diante do mercado e da concorrência, afinal a competitividade só tende a se acirrar e as empresas que não se munirem para ganhar a preferência do consumidor podem ter seus resultados ameaçados.

O Varejo é certamente um dos setores que mais conseguem se manter sólidos, mesmo em tempos de instabilidade, já que as quedas nas vendas são menos frequentes que em outros segmentos. O cliente estará provavelmente mais cauteloso e seletivo, mas não deixará de consumir aqueles itens que considera essenciais.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados levantados pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), no primeiro trimestre de 2014 foi registrado Ler Mais

Definição de Produto Segundo o Trade Marketing

28 de maio de 2015 |

Abaixo cito parte do conteúdo do meu próximo Livro e também conteúdo dos meus Cursos e Palestras, o resumo do inicio dos 10P’s do Trade Marketing, espero que aproveitem e deixem suas impressões e comentários.

Produto, tanto para o Marketing quanto para o Trade Marketing, pode ser considerado, um conjunto de adjetivos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Portanto, como produtos, consideramos bens físicos (manteiga, televisores, celulares, materiais promocionais etc), serviços (vendas, reposição e demonstração de produtos, etc.), eventos (shows, degustações, blitz etc.), pessoas (Tony Coelho, João Victor Oliva, Kito Mansano, etc.), locais (Rio de Janeiro, Veneza, Hotel Mercury, etc.), organizações, (Ampro (Associação de Ler Mais