Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 24 Nov, 2017

Scroll to top

Top

0

Demonstração ou degustação, um bem necessário no Ponto de Venda - PDV News

Demonstração ou degustação, um bem necessário no Ponto de Venda

São mais de 15 anos que atuo no mercado promocional e mais de 10 deles desenvolvendo e produzindo materiais para Ponto de Venda, desde uma simples bandeja de degustação a complexos displays cheios de eletrônica. Passei alguns dias nos EUA e trouxe de lá um reforço no que eu já concluía a anos “demonstrar é preciso”, e os americanos são fera nisso, pude presenciar numa loja da Rede Walmart uma promotora demonstrando um conjunto de facas “Forever Sharp Knives” até ai tudo normal, quem nunca viu uma promotora demonstrando algo no mercado, mas nesta ação tivemos algumas particularidades, uma delas é que tinha um brinde, mas para ganhá-lo o Shopper deveria assistir a toda a apresentação, portanto se formou uma pequena multidão de umas 30 pessoas, todas ali acompanhando atentamente o que a Promotora tinha a mostrar, eu fiquei um pouco mais longe, queria ver o espetáculo, e encontrar particularidades daquele até Teatral, e com certeza me surpreendi novamente, ao final da apresentação (8 por dia de 15 minutos cada) ela vendeu 5 conjuntos de facas ao custo unitário de 49,99 dólares + taxas, se multiplicarmos isso temos um total de 48 conjuntos, fora claro o que eu não pude contar e o que vende só por termos um Ponto Extra. Fiquei encantando com o desenvolto da Promotora e sem dúvida se tratava de uma excelente vendedora e com um excelente treinamento, no PDV ela contava com um Balcão Promocional e um Banner, sem dúvida o investimento no material de PDV fora pago em um único dia de demonstração.

demonstracao-2-walmart-pdvnews-forever-sharp-cutlery

Fila formada após a demonstração para comprar ou pegar seu brinde.

No Brasil temos promotores aos montes nos Ponto de Venda, de terça a domingo (segunda é dia de arrumar a bagunça e repor produtos em 99% do varejo) eles e elas fazem demonstrações, degustações, samplings, enfim o Mercado Promocional é muito rico, sem dúvida aqui no Brasil estamos muito bem colocados no que diz respeito a Varejo, acho que precisamos amadurecer um pouco mais, e aos poucos estaremos com toda certeza na liderança do mercado mundial.

Em homenagem a este trabalho tão querido, abaixo coloco algumas imagens do meu arquivo pessoal de ações promocionais bem sucedidas, e lembre-se uma ação promocional só tem resultado se existe um bom planejamento por trás de tudo isso, planejamento geral, logístico, de produção, de treinamento, todas as arestas devem ser pensadas, assim teremos 100% de êxito no trabalho.

Por: Renato Santhinon, publicitário especialista em Trade Marketing e Merchandising com foco na criação de materiais para Pontos de Venda. (renato@pdvnews.com.br)

DSC_0183 Kibon_potefruttare_blog Prezunic-Realengo Carrefour PPA (1) Carrefour PPA_Rodrigo (3) degusta_o degustação

 

Comentar