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PDV News - Ponto de Venda com Ponto de Vista | 24 Aug, 2017

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Definição de Produto Segundo o Trade Marketing - PDV News

Definição de Produto Segundo o Trade Marketing

Abaixo cito parte do conteúdo do meu próximo Livro e também conteúdo dos meus Cursos e Palestras, o resumo do inicio dos 10P’s do Trade Marketing, espero que aproveitem e deixem suas impressões e comentários.

Produto, tanto para o Marketing quanto para o Trade Marketing, pode ser considerado, um conjunto de adjetivos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Portanto, como produtos, consideramos bens físicos (manteiga, televisores, celulares, materiais promocionais etc), serviços (vendas, reposição e demonstração de produtos, etc.), eventos (shows, degustações, blitz etc.), pessoas (Tony Coelho, João Victor Oliva, Kito Mansano, etc.), locais (Rio de Janeiro, Veneza, Hotel Mercury, etc.), organizações, (Ampro (Associação de Marketing Promocional), ABP (Associação Brasileira de Propaganda, etc.) ou mesmo idéias (plano de marketing, consultoria especializada num assunto, etc.)

No meu ver “Produto é algo que possa ser oferecido a um mercado para sanar um desejo, ou necessidade”.

Produto é o primeiro elemento do composto mercadológico, tanto no Marketing como no Trade Marketing: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A Praça, o Preço, o Prazo, o Planejamento, a Promoção, o Planograma, os Produtos Promocionais, os Promotores e a distribuição no Ponto de Venda, só podem ser definidos após um estudo do Produto e da identificação de seu Shopper.

Assim os fatores diretamente relacionados e ofertados pelo marketing e administrados nos canais pelo Trade Marketing são aqui estudados.

Quais produtos produzir e vender, quais novos produtos acrescentar, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida o produto se encontra, quantos produtos o portfólio deve ter, são apenas algumas das preocupações encontradas na Gestão destes 10P’s do Trade Marketing.

O Shopper optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangíveis e intangíveis que merecem a atenção tanto dos profissionais de Marketing, quanto dos de Trade Marketing.

Por: Renato Santhinon, publicitário especialista em Trade Marketing e Visual  Merchandising com mais de 18 anos de experiência no Varejo é Mentor de Cases de Sucesso para Coca Cola, Ambev, Sara Lee, Unilever, Farmina Pet Foods, Mars Brasil, entre outros. É Diretor de Inovações do Grupo HSD,  Professor e Palestrante com expertise em Trade Marketing com ênfase em Visual Merchandising e Performance na Execução do Varejo.

Contatos: +5511-96360.7881 (renato@pdvnews.com.br)